sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e da Leitura - 2010

Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e da Leitura que está a ser assinalado no país com vários eventos em muitas bibliotecas. O cartaz escolhido este ano é da autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.

A New York Public Library tem distribuidor automático


Para ver o vídeo de demonstração clique aqui
Ler o artigo completo que vale bem a pena conhecer o conteúdo aqui

Fonte: New York Times, Friday, 23 April  2010 via Library Link

domingo, 18 de abril de 2010

Sobre o livro


Interessante para reflectir. Concordam? Discordam?


Los libros, como bien dice Sloterdijk, conforman esferas, círculos de resonancias íntimas, a través del efecto mágico de la simpatía. Los libros en efecto ofrecen sus páginas de manera generosa pero nunca de manera indiscriminada. Así, producidos dentro del espacio de las almas afines, los libros sólo se dan a aquellos que saben leerlos, sólo a aquellos con los que existe la base de la afinidad y la probabilidad de la complicidad. Porque esto es cierto es que los libros y, más específicamente, la lectura, no es un acto inocuo sino, de hecho, poderoso tanto social como políticamente. Un libro tiene el poder de formar comunidades de lectores que son, en realidad, comunidades específicas de percepción. ¿Y qué hay más poderoso y, luego entonces, amenazante, que trastocar la manera en que percibimos el mundo?
--cristina rivera garza 

 Epígrafe do blogue Libro Club@Ecatepec

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Livros à medida das nossas necessidades - Cultura - PUBLICO.PT

Interessante a leitura deste artigo (clicar abaixo) que nos traz um novo conceito de edição. Goste-se ou não estamos perante uma nova atitude face ao consumo do livro(não gosto muito do termo mas ao fim e ao cabo temos de admitir que é disso que se trata. Acho que não devemos confundir o prazer que temos quando entramos numa livraria ou numa biblioteca folheamos o livro e nos sentamos a ler no local ou em casa com a máquina editorial que o produz). As regras do marketing estão presentes e quando se trata de bens culturais tem as suas técnicas próprias como bem sabemos.

Livros à medida das nossas necessidades - Cultura - PUBLICO.PT

O futuro da edição

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Digitalização massiça na BNF

Clicar no link abaixo para ler a notícia:

France to spend €150m on library digitisation project | theBookseller.com

De acordo com o poste do Bibliotecário de Babel, onde recolhi a notícia, a quantia destinada pelo governo francês para a digitalização equivale a 63% do orçamento do nosso Ministério da Cultura. Toujours petits :-))